domingo, 8 de junho de 2008

“Campo Sustentável” – interesses e curiosidades

Por Flávia Telma
O Projeto “Campo Sustentável: sementes de união produzindo bons frutos” foi idealizado por alunos curso de Comunicação Social da Puc Minas em Arcos em parceria com comunidades produtoras de tomate.
Os frutos que antes não eram vendidos nessas comunidades, hoje têm um destino certo: as estufas solares. Elas foram construídas pelos próprios alunos e testada e aprovada pelos produtores. Nela, os tomates são ressecados e, logo após, vendidos.
Esta foi uma solução viável para os produtores, já que o tomate é fruto de grande fragilidade e precisa ser consumido rapidamente. O custo para a produção de uma estufa é de R$ 17 e esta pode ser feita com materiais recicláveis. De acordo com os integrantes do projeto, o tomate seco é fabricado usando-se uma proporção de 30 quilos do fruto para cada quilo do produto seco que pode ser vendido em conserva, em embalagens menores para consumo doméstico ou à granel para grandes supermercados e restaurantes.
Hoje em dia, graças a este projeto, moradores das comunidades produtoras de tomate reduziram muito a perda do fruto e melhoraram a qualidade de vida.

Nenhum comentário: